segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CONFIRA O REGULAMENTO DO 3º FESTIVAL INSTRUMENTAL

4º Festival de Música Instrumental

para Viola, Violão e Guitarra

DESCRIÇÃO DO PROJETO

A quarta edição do “FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL PARA VIOLA, VIOLÃO E GUITARRA” visa revelar e premiar instrumentistas/compositores das cidades do interior do estado de São Paulo e demais cidades do País. O projeto abre espaços para um público de diversas faixas etárias ao colocar lado a lado a música raiz de viola, o romantismo clássico do violão e o estilo progressivo das guitarras.
Dentro dessa proposta, o Festival terá uma diversidade cultural muito importante e abrirá possibilidades de experimentações e parcerias entre os músicos.
Cada participante finalista deverá apresentar 1 música inédita que será executada em um dos 2 dias das semi-finais. No terceiro dia do evento, os resultados serão divulgados, fechando o evento com um show instrumental.
Paralelo às apresentações, serão realizados workshops e oficinas referentes à música instrumental com troca de experiência entre os músicos e profissionais do mercado musical convidados para a ocasião.
Nessa edição, criaremos um prêmio especial dedicado ao ritmo brasileiro Jequibau e ao seu criador, o Maestro Mário Albanese. Esse prêmio fará parte de uma competição paralela entre os músicos finalistas, que apresentarão uma música selecionada do repertório do Maestro Albanese.
Dessa forma, estaremos promovendo esse importante ritmo brasileiro, que é reconhecido e elogiado internacionalmente.
Cada participante poderá apresentar até DUAS (02) MÚSICAS INÉDITAS PARA SUA INSCRIÇÃO.


Para participar do Prêmio Jequibau, o instrumentista deverá selecionar e apresentar uma das composições realizadas pelo Maestro e criador desse ritmo, Mário Albanese


O mesmo instrumentista poderá participar das duas competições: o festival instrumental e o prêmio Jequibau.

O cenário do Festival propicia a diversificação cultural, sendo voltado, nas modalidades violão e viola, essencialmente para Música Popular Brasileira, de composições inéditas, atingindo todos os gêneros e estilos, objetivando, também, fomentar o seguimento musical em vários formatos, ou seja, intercâmbio com eventos afins, troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes e artistas, que venham valorizar a produção musical e cultural Paulista, bem como do cenário Brasileiro.
O evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de JUNHO DE 2011, à partir das 19h00 às 22h00 no TEATRO MUNICIPAL SYLVIA ALENCAR MATHEUS, localizado à Rua Monteiro de Barros, 101 - centro Vinhedo - SP.

Paralelamente às apresentações, serão realizados workshops e oficinas na cidade de Vinhedo.

ESSE PROJETO TEM O APOIO DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE SÃO PAULO ATRAVÉS DO ProAC – PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL

REGULAMENTO DO 4º FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL PARA VIOLA, VIOLÃO E GUITARRA.

DISPOSIÇÕES GERAIS

1º. A organização do festival 4º Festival de Música Instrumental para Viola, Violão e Guitarra é de responsabilidade da TGcom S/C Ltda,com apoio da SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE SÃO PAULO, ATRAVÉS DO PROAC – PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL, conforme edital já publicado no Diário Oficial.

2º. O 4º festival de Música Instrumental para Viola, Violão e guitarra, reger-se-á pelas condições estabelecidas no presente regulamento, considerando-se desclassificado, aquele que infringi-las.

3º. A divulgação da quarta edição abrangerá as cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D´Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos, Louveira e Vinhedo, podendo se inscrever, também, candidatos de outros Estados e de outras Cidades.

DAS INSCRIÇÕES

5º. A inscrição deverá ser feita por um músico/intérprete, podendo ser o compositor ou não da obra, desde que satisfaça às condições previstas no presente regulamento.

6º. Para a inscrição, o participante deverá preencher formulário online com as seguintes informações:

a. Ficha de Inscrição devidamente preenchida;

b. Números de CPF, RG ;

c. Arquivos de músicas anexados no formato MP3;

f. A comissão organizadora não se responsabiliza por qualquer defeito no material enviado ou na legibilidade das informações prestadas, o que poderá acarretar na desclassificação da composição.

DO FESTIVAL

9º. O festival será dividido em três (03) categorias: Viola, Violão e Guitarra, sendo certo que cada categoria representará um estilo musical pré-determinado, conforme abaixo designado.
a. Os participantes da categoria viola apresentarão músicas no estilo raiz.
b. Os participantes da categoria Violão deverão apresentar músicas com estilos populares brasileiros como choro, mpb, bossa nova etc.
c. A categoria guitarra será aberta a experimentações musicais e aos estilos jazz, rock e blues
d. O prêmio Jequibau será um evento que correrá em paralelo ao Festival Instrumental com a participação dos músicos já inscritos para a quarta edição do Festival de Música Instrumental para viola, violão e guitarra.

10º. Cada compositor poderá inscrever no máximo DUAS (02) músicas inéditas que não poderão ter duração superior a 5 minutos. Para participar do prêmio Jequibau, o participante deverá mandar a gravação da obra da forma como será executada.

DA DESCLASSIFICAÇÃO
11º. Serão imediatamente desclassificados os candidatos que:
a. Não cumprirem as exigências do regulamento;
b. Encaminharem arquivos não audíveis, de má qualidade de gravação ou ainda com problemas de leitura;

DO INEDITISMO
12º. Todas as músicas inscritas no Festival deverão ser inéditas, perdendo tal condição músicas que tenham sido gravadas em CDs de outros festivais, ou de selos comerciais. Também deverá ser mantida a originalidade, entendendo-se como tal à inexistência de plágio de composição já existente considerada a parte musical.
13º. O não ineditismo e a ausência de originalidade poderão ser apurados através da Comissão Organizadora ou por denúncia de qualquer dos concorrentes sob a forma escrita, através de termo próprio e no prazo de 48 horas após a divulgação da lista dos classificados.
14º. Não serão aceitas reclamações enviadas fora do prazo estabelecido.
15º. A comprovação da(s) irregularidade(s) acarretará na imediata desclassificação da(s) música(s).

DA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
16º. As inscrições somente serão aceitas mediante o cumprimento dos seguintes requisitos:
a. Envio por e-mail ou formulário eletrônico da ficha de inscrição em letra de forma, com os dados do(s) autor (res);
b. Arquivo contendo a música gravada na íntegra, da forma a ser executada no festival;
c. A boa qualidade da gravação da música será fundamental para a eventual classificação da música,
d. A comissão organizadora não aceitará músicas que tenham sido gravadas em selos comerciais;
e. A Comissão Organizadora não devolverá material de inscrição.
17º. A ficha de Inscrição poderá ser obtida através do site www.tgcom.com.br

DAS DATAS DAS INSCRIÇÕES
18º. As inscrições serão efetuadas de 01 de fevereiro de 2012, até a data improrrogável de 11 de maio de 2012, não sendo aceitas quaisquer inscrições após a data limite.

DA SELEÇÃO
20º. A comissão organizadora do festival indicará, dentre especialistas, artistas e pessoas ligadas à arte e cultura, os quais comporão uma comissão de triagem para a escolha dos trabalhos que estarão concorrendo ao festival, sendo suas decisões irrecorríveis, onde, após a seleção, serão classificadas seis (06) músicas de cada categoria: viola (06), violão (06) e guitarra (06). Para o prêmio Jequibau, serão selecionadas até 6 finalistas.
21º. Outras seis (06) músicas de cada categoria ficarão como reservas, em ordem pré-estabelecida, caso haja desistência de algum candidato.
22º. Os autores das 18 músicas classificadas serão informados por telefone até o dia 31 de maio de 2012 sobre sua classificação, bem como os reservas.
23º. Os autores, depois de comunicados, deverão confirmar presença no festival através de email, no prazo máximo de 48 horas, sob pena de desclassificação.

DA DIVULGAÇÃO E CESSÃO DE DIREITOS
24º. Os autores das músicas classificadas, a partir da assinatura da ficha de inscrição, autorizam e repassam a cessão dos direitos de gravação para a empresa organizadora do evento TGcom s/c ltda, a publicação e execução das composições, preservando-se os seus direitos autorais (dos compositores) para futuras gravações, bem como, repassam automaticamente todos os direitos de imagem, autorizando desde já:
a. Gravação de imagens para programas de televisão, internet e rádio;
b. Uso de imagem para programas de televisão, Jornais, Revistas, Internet e/ou qualquer outro tipo de divulgação do Festival a critério da Organização.
DA REALIZAÇÃO E DAS ELIMINATÓRIAS

29º. O 4º Festival de Música Instrumental para Viola, Violão e Guitarra, será realizado na cidade de Vinhedo nos dias 21, 22 e 23 de Junho de 2012, sendo composto de duas (02) etapas eliminatórias que acontecerão nos dias 21 e 22 de junho de 2012 e uma final, com indicação dos vencedores e entrega dos prêmios no dia 23 de junho de 2013.

30º. Todas as etapas terão início às 19 horas no TEATRO MUNICIPAL SYLVIA ALENCAR MATHEUS, localizado à Rua Monteiro de Barros, 101 - centro Vinhedo - SP.
31º. Em cada etapa eliminatória serão apresentadas nove (09) músicas, sendo três (03) de cada categoria, as quais receberão notas individuais atribuídas pelos jurados.
32º. Em cada eliminatória será classificada apenas uma música de cada categoria para a etapa final do Festival.
33º. As músicas classificadas deverão ser apresentadas exatamente conforme foram enviadas para o processo seletivo, não perdendo a sua originalidade, mantendo a mesma instrumentação, tonalidade, ritmo, arranjo e demais elementos utilizados na mídia que acompanhou a inscrição, objeto da base de triagem dos trabalhos de seleção dos concorrentes ao festival.
34º. A ordem de apresentação das músicas classificadas para a etapa final será definida por sorteio, uma hora antes do início do festival.

DOS EQUIPAMENTOS DE SOM E ILUMINAÇÃO
35º. Os concorrentes terão à sua disposição, completa aparelhagem de som (amplificadores de guitarra e baixo, bateria e microfones, PA e iluminação), devendo comparecer com os demais instrumentos que necessitarem.

DO DIREITO DE EXPRESSÃO
36º. Fica garantido o direito da livre expressão de qualquer dos concorrentes, exceto no destrato público ao evento ou a qualquer um dos participantes, bem como à Comissão Organizadora, a quaisquer instituições e entidades e/ou patrocinadores bem como às pessoas envolvidas direta ou indiretamente na organização do festival, caso em que, ocorrendo tal fato, proceder-se-á à imediata exclusão do concorrente e dos trabalhos de sua autoria.

DO JULGAMENTO
37º. A Comissão Julgadora será formada por músicos e maestros da AMLAC - Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências e composta por pessoas de notório conhecimento técnico, levará em conta, para julgamento das músicas concorrentes, os seguintes aspectos:
a. Música (melodia e harmonia);
b. Execução (ritmo, afinação, apresentação e arranjo);
c. Adequação às normas do presente regulamento.
38º. É competência da Comissão Julgadora a escolha das composições finalistas e a atribuição dos prêmios dentre os concorrentes, ficando suas decisões definidas como soberanas, inapeláveis e irrecorríveis, não cabendo qualquer tipo de recurso contra o resultado do julgamento.

DOS ENSAIOS
39º. Os concorrentes deverão, obrigatoriamente, participar dos ensaios gerais para acertos de sonorização, mixagem e iluminação que serão realizados em cada etapa, em horário que será pré-determinado pela Comissão Organizadora.
a. O não comparecimento aos ensaios nos horários previamente estipulados, implicará na imediata desclassificação do concorrente.
b. Será expressamente proibida a participação de grupo de dança no palco, no decorrer da apresentação do compositor classificado.
c. Eventuais performances deverão ser informadas à Comissão Organizadora para se obter ou não a autorização para sua execução.
d. Em não havendo autorização por parte da Comissão Organizadora, não caberá qualquer tipo de apelação ou recurso por parte do concorrente, sendo a decisão considerada soberana.

DA PREMIAÇÃO

40º. As categorias violão, viola e guitarra, serão premiadas do primeiro ao terceiro lugares, com prêmios no valor total estimado de R$ 10.000,00. A relação completa dos prêmios estará disponível no decorrer da divulgação do evento. O prêmio Jequibau será único de R$ 1.000,00

DA AJUDA DE CUSTO
41º. Os concorrentes não farão jus a qualquer ajuda de custo de hospedagem/deslocamento, exceto alimentação que será fornecida pelos organizadores.
42º. Será cedida pela organização apenas a alimentação aos concorrentes que se encontrarem nas condições estabelecidas no parágrafo anterior.
43º. Não será considerada ajuda de custo o deslocamento ao local de realização do evento, por ser, inclusive, questão de interesse do próprio concorrente.
44º. O deslocamento para a cidade de Vinhedo/SP, onde ocorrerá o Festival, dar-se-á por conta do concorrente.

DISPOSIÇÕES FINAIS

45º. A simples inscrição no 4º FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL PARA VIOLÃO, VIOLA E GUITARRA, já pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento, valendo como contrato de adesão a partir da assinatura da ficha de inscrição encaminhada à Comissão Organizadora do Festival.
Parágrafo único: Os casos omissos no presente regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora, não cabendo qualquer recurso contra suas decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário